Projeto do Sebrae/RS tem foco em casas colaborativas e coworkings

Iniciativa está com inscrições abertas em todo o Estado até o dia 31 de março

Com foco nos negócios coletivos, que incluem casas colaborativas, coworkings e outras formas de organização de parcerias entre empresas, o Sebrae/RS lançou o Projeto Redes Criativas e Colaborativas do Rio Grande do Sul. A iniciativa, que oferece 65 vagas, está com inscrições abertas em todo o Estado até o dia 31 de março e os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (51) 3213.1538 ou pelo e-mail [email protected].
A ideia, conforme a instituição, surgiu a partir de um levantamento realizado em 2016 com 10 negócios com esse formato nas regiões Metropolitana, do Vale dos Sinos e do Sul do Estado. "Verificamos as necessidades específicas desse tipo de empreendimento e percebemos que a sociedade não conhecia o trabalho desenvolvido nessas casas", aponta a gestora de projetos do Sebrae/RS, Lucimara Miceli Santos Pereira.
A partir do diagnóstico, foi montado um programa com foco em identidade, para reforçar o posicionamento desses espaços, muitos deles com eixos temáticos, como gastronomia, arte e cultura. "O projeto está proposto para atender dois grupos. O primeiro é o das próprias casas colaborativas. O segundo tem foco nos negócios que estão integrados a esses ambientes, para desenvolver modelagem de negócios e acesso a mercado", detalha Lucimara.
Das 65 vagas ofertadas, 15 são direcionadas às casas e 50 aos negócios que funcionam nesses locais. O projeto se inicia em março e terá atividades até dezembro de 2018. Entre as ações, estão previstos encontros coletivos nas próprias casas a fim de promover trocas entre os espaços, além de cursos, consultorias, oficinas e trabalho de coaching executivo, gestão de pessoas e formação de preços para as empresas participantes.

Comentários