Cenário das exportações é abordado durante lançamento de distinção

Secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Neto palestrou na divulgação do Prêmio Exportação 2017

Reunidos no Hotel Sheraton nesta sexta-feira, 19, empresários, autoridades, presidentes de entidades e imprensa assistiram à apresentação do secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Neto, sobre o cenário das exportações brasileiras e suas perspectivas. Promovido pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, presidido por Ricardo Malcon, e pela ADVB-RS, liderada por Sergio Maia, o evento lançou o 45º Prêmio Exportação RS, que será realizado em julho. O almoço contou com a presença de 250 convidados.
O secretário discorreu a respeito dos avanços ocorridos nos dois últimos anos, com destaque para a criação do Siscomex, que proporciona a desburocratização nos processos de exportação e importação, utilizando uma única base de informações para interagir com os diversos órgãos liberadores do comércio exterior. Conforme Neto, a meta, é reduzir em 40% os processos e especialmente o tempo de liberações, para atingir, no caso de exportações oito dias e não mais 13; enquanto nas importações, de 17 para 10. Estes prazos médios são comparáveis aos praticados por países integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A iniciativa, tida como destaque pela gestão atual, chega a alcançar um impacto positivo de 1,5% do PIB, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
A partir da apresentação de números e sem mencionar aspectos da política nacional, o palestrante ressaltou também a retomada de negociações com diversos blocos para otimizar acordos que impulsionem a posição do Brasil, que é o 9º em PIB mundial, mas o 25% no ranking do comércio exterior. Segundo Neto, esta retomada passa por não basear acordos apenas nas questões tarifárias, mas ampliando o leque de regulação que incluam questões de patentes, barreiras sanitárias, certificados de origem e outros aspectos que poderiam modificar o cenário atual, especialmente das exportações.
A fala de Neto contou com a mediação do colunista de Zero Hora Tulio Milman, que substituiu a colega do Grupo RBS Carolina Bahia. A ausência da jornalista se deu pelos últimos acontecimentos no cenário político.

Comentários