Presidente da Junta Comercial fala na Federasul

Paulo Roberto Kopschina foi o convidado de hoje do "Tá na Mesa"

O presidente da Junta Comercial Paulo Roberto Kopschina palestrou hoje na Federasul atualizando os convidados em relação às mudanças e avanços nos processos da instituição. A agora chamada Junta Comercial Industrial e de Serviços do RS (Jucirs), completa 140 anos em 2017 e, recentemente, em  março, lançou a "Junta Digital".
Em um projeto que consumirá, com apoio do Sebrae, R$ 3,5 milhões ao ano e que durará até 2018, projeta-se, a partir da sua conclusão, economia mensal de R$ 500 mil. De modo didático, ele exemplificou um processo de registro de uma Eireli, no dia 6 de março passado, que deu entrada às 8h17 daquele dia, e que teve deferimento às 13h05 do mesmo dia, em que pese haver "caído em diligências" e ter de ser sanado em meio a este tempo pelo contador da empresa.
Uma alteração de contratual, com uma mudança de sede, por exemplo, já pode ser concluída em 6 horas, processo este que consumia cinco dias no modelo anterior. Neste projeto, serão digitalizados 24 milhões de documentos, tendo sido concluído, até agora, 30% deste volume. O dirigente, numa alusão à meta proposta para o projeto, afirma que a Jucirs passará a ser, a partir de 2018, "de um órgão de registro para um agente de desenvolvimento".
O visível otimismo de Kopschina vai além, pois exatamente em 1º de julho próximo, a Jucirs terá autonomia financeira e não dependerá mais do caixa único do governo estadual para suas receitas e despesas. Dentro da comemoração dos 140 anos,  está sendo realizado em Gramado, o 35º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj 2017), contando com presidentes de homônimos nacionais, muitos deles presentes ao evento.

Comentários