Prefeitos de Bento Gonçalves e Passo Fundo participam do Tá na Mesa

Gestores falaram como gerenciar recursos públicos, estabelecer parcerias com iniciativa privada e coordenar equipes técnicas e qualificadas

Os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), e de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB) foram os convidados da edição desta quarta-feira, 14, do Tá na Mesa. Os gestores municipais apresentaram maneiras de gerenciar os recursos públicos de forma mais eficiente, de estabelecer parcerias com a iniciativa privada e de coordenar equipes técnicas e qualificadas. A reunião-almoço aconteceu na sede da Federasul, entidade promotora do evento, em Porto Alegre.
No encontro, que contou com a mediação da jornalista e colunista do Grupo RBS Rosane de Oliveira, Azevedo defendeu a profissionalização da gestão e o estabelecimento de metas como ponto fundamental para realização de ações na administração municipal. Para completar, Pasin afirmou que o tempo que os prefeitos gastam reclamando a falta de recursos deve ser aproveitado em busca de alternativas para superar as dificuldades.
A dupla reconheceu que os problemas enfrentados pelo Governo do Rio Grande do Sul são maiores do que os dos municípios. Para superar o cenário de crise, os dois sugeriram parcerias com a iniciativa privada. Pasin contou que Bento Gonçalves propôs a adoção de áreas inservíveis da gestão estadual para a iniciativa privada em troca da construção de um presídio. "O empreendedor é mais do que um parceiro, é um agente de desenvolvimento social", disse.
A presidente da Federasul, Simone Leite, aproveitou a oportunidade para salientar que confia no municipalismo e pediu mais engajamento cívico como contrapartida a atual indiferença em relação à política.

Comentários