Diplomado pela Univates cria aplicativo para diálogo entre população e poder público

Ferramenta é resultado de pesquisa acadêmica feita em 2015

Originada de uma pesquisa acadêmica em 2015, o diplomado em Sistemas de Informação pela Univates, Jonas Dhein, desenvolveu um aplicativo colaborativo para garantir diálogo entre poder público e sociedade. "A ideia é que os munícipes baixem o aplicativo, façam um cadastro prévio e, assim que detectarem algum problema, registrem uma foto e encaminhem a solicitação para o município correspondente", explicou.
Após a conclusão da faculdade, Dhein seguiu com o projeto. Recentemente, lançou oficialmente o app, que já conta com mais de 450 cadastros realizados. Além disso, a iniciativa foi acolhida pelas prefeituras de Estrela e de Venâncio Aires, que implantaram o sistema em sua gestão. "A administração pública que tiver esse sistema implementado recebe o pedido e dá os encaminhamentos necessários para solucionar o problema. Caso a prefeitura não tenha o app, ela não terá acesso a essas demandas, as quais ficarão armazenadas em um banco geral."
O recurso é composto por um sistema de acompanhamento online e, a cada etapa do processo, o solicitante é notificado via app, mensagem de texto para o celular ou e-mail. Dhein afirmou que não é necessário ter acesso à internet no momento da solicitação. "Eu posso passar o dia inteiro apontando as reivindicações, e quando tiver acesso à internet elas serão automaticamente encaminhadas à prefeitura correspondente."
A ferramenta é gratuita e pode ser baixada pelos sistemas Google Play e iOS.

Comentários