Modernização do Estado foi tema-base do Tá na Mesa desta semana

Convidados da reunião-almoço discutiram conceitos que o Rio Grande do Sul deve adotar para ser receptivo ao empreendedorismo

A edição do Tá Na Mesa desta quarta-feira, 16, recebeu três profissionais para discutirem os novos caminhos que estão viabilizando a modernização do Rio Grande do Sul. Durante a reunião-almoço da Federasul, a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o presidente da Procergs, Antônio Ramos Gomes, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapergs), Odir Dellagostin concordaram que a chave para o sucesso econômico é a simplificação e a implantação da tecnologia. A mediação ficou a cargo da diretora de tecnologia da Federasul, Letícia Batistela.
Antônio Ramos abordou as tendências do mundo digital e os impactos das novas tecnologias nas ações do Governo gaúcho. "Anos atrás, o Estado investiu no Tudo Fácil, criando facilidades. Hoje, os gaúchos querem resolver seus problemas sem sair de casa. Por esta razão, estamos investindo em tecnologias, aplicativos e softwares."
Ana Pellini, que também é diretora-presidente da Fepam, defendeu a simplificação e a desburocratização dos processos. "Não é deixando-os esquecidos em um canto que o Rio Grande do Sul irá crescer, ou que será evitado algum tipo de desastre ambiental. É nesse sentindo que estamos evoluindo no licenciamento, que antes levava 900 dias e, hoje, chega há 200", exclamou.
Os números do Estado são animadores, segundo Odir Dellagostin. "Somos o segundo com maior número de doutores por 100 mil habitantes. É necessário fomentar e investir em pesquisa", enfatizou, lembrando, ainda, da importância do cumprimento da aplicação das leis de amparo à pesquisa.

Comentários