Assembleia debate ideias e soluções

Fórum é parte da programação de 180 anos do Parlamento gaúcho

Ao abrir a quarta edição do Fórum dos Grandes Debates, iniciativa que faz parte das comemorações aos 180 Anos da Assembleia Legislativa, o presidente do Legislativo, deputado Edson Brum (PMDB), disse que o Parlamento tem servido de cenário e caixa de ressonância para importantes debates, "dando oportunidade ao surgimento de novas ideias e sendo, por fim, o agente aglutinador de contribuições plurais a problemas que são de todos nós".
Intitulado "Modelos de Reforma do Estado no Brasil", o Fórum foi realizado durante esta segunda-feira, 17, tendo como mediador o deputado Tiago Simon (PMDB). Entre os painelistas estavam o senador Antônio Augusto Anastasia, professor, advogado e ex-governador de Minas Gerais; o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; o presidente do TCE/RS, Cezar Miola; e o cientista político Fernando Schuler.
Brum observou que todos os rio-grandenses sabem que as finanças públicas estaduais "passam por uma crise de proporções históricas. A cada dia, se tem conhecimento de um novo dado alarmante; a cada dia, o quadro parece mais grave. Este fórum é perfeitamente adequado à busca de saídas. Mais que isso, é legítimo e tem licença social para tanto". E enfatizou que a Assembleia vem fazendo sua parte, como a redução em 70% nos gastos com diárias. Ao mesmo tempo, diminuiu para 1.38% a participação do Legislativo no orçamento estadual. Neste primeiro semestre, comunicou, "já economizamos R$ 5 milhões".

Comentários