Assembleia recebe caderno de propostas da Agenda 2020

Conforme diretor-executivo da iniciativa, Ronald Krummenauer, deputados estaduais terão participação decisiva na Agenda

O caderno de propostas da Agenda 2020, apresentado aos candidatos ao Governo Estado, será entregue ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini, na próxima quarta-feira, 6. O encontro marcado para as 9 horas no Gabinete da Presidência contará com a presença de integrantes do Fórum de Gestão, técnicos voluntários e executivos do movimento. De acordo com o diretor-executivo da Agenda, Ronald Krummenauer, os deputados da próxima legislatura terão um papel importante na Agenda 2020. "A iniciativa entra agora em uma nova fase, de apoio, de foco e mobilização para que possamos avançar sobre temas fundamentais para o nosso Estado".
Nas eleições deste domingo, 556 candidatos disputam as 55 vagas de deputado estadual. Um aumento de 11,42% em relação às últimas eleições gerais. A maioria dos candidatos são homens, na faixa dos 45 aos 59 anos com ensino Superior Completo.
Dos pretendentes, doze tiveram suas candidaturas indeferidas, porém, aguardam recurso em instância superior - são considerados aptos e constam na lista oficial de candidatos, mas poderão ser impugnados futuramente. Já 70 nomes foram indeferidos ou renunciaram a candidaturas para deputado estadual.
São 274 candidatos para conquistar as 31 cadeiras de deputado federal. A maioria dos candidatos é homem na faixa dos 45 aos 59 anos com  escolaridade Superior Completo. Das 274 candidaturas, cinco foram indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas buscam reverter a situação através de recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já 40 candidaturas foram consideradas inaptas, por renúncia ou indeferimento.

Comentários