Bird concede empréstimo de R$ 670 milhões para o Estado

Próximo passo é conseguir a aprovação no Senado Federal e, posteriormente, da Assembleia Legislativa

O Banco Mundial (Bird) garantiu, nesta quinta-feira, 10, um empréstimo de R$ 670 milhões para o Governo do Estado. O financiamento foi fechado em Brasília em reunião do governador Tarso Genro, com o diretor geral da instituição no país, Makhtar Diop. O empréstimo será usado para desenvolver ações sociais, de modernização de gestão e desenvolvimento regional, além da montagem de um sistema de controle de desastres naturais. O passo seguinte é conseguir a aprovação da operação no Senado Federal e, posteriormente, pela Assembleia Legislativa do Estado. A primeira parcela deve estar disponível entre outubro e novembro. "Vamos trabalhar para que a tramitação e aprovação no Senado Federal acorram o mais rápido possível", destacou o governador.
Tarso observou que a partir de agora será feito o detalhamento dos projetos. "Com os recursos, poderemos investir em projetos sociais, além da qualificação tecnológica do funcionamento do Estado, principalmente dos controles da Receita e da fiscalização ou o funcionamento eletrônico do Governo. Este empréstimo permitirá, também, que sejam resolvidos pequenos gargalos de determinadas regiões, com obras de ligação asfáltica que beneficiarão municípios gaúchos e para a qualificação tecnológica da base produtiva", salientou.
Os lugares que serão atendidos já estão definidos no Plano Plurianual do Estado. O governador explicou que agora serão discutidos com os municípios as aplicações dos recursos.

Comentários