Câmara da Capital lança concurso para construção de prédio anexo

Nova sede abrigará diretorias de Patrimônio e Finanças e Administrativa, e a diretoria-geral

Presidente da Câmara de Porto Alegre, o vereador Professor Garcia (PMDB) apresentou na manhã desta quinta-feira, 31, no Salão Nobre Dilamar Machado, os dados do lançamento do concurso que escolherá o melhor projeto arquitetônico para a construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho. Acompanhado pelo presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil do Estado (IAB-RS), Tiago Holzmann da Silva, Garcia assinou o documento que sinaliza a prestação de serviços técnicos especializados para a Organização de Concurso Público Nacional de Arquitetura.
O chefe do Legislativo municipal destacou que há algum tempo a Câmara Municipal enfrenta dificuldades de funcionalidade. "Nossas condições são modestas. O novo prédio deverá ter cerca de 8 mil metros quadrados e abrigará de forma inteligente, sustentável e transparente as diretorias de Patrimônio e Finanças e Administrativa, e a diretoria-geral. No total, serão três andares com garagem, escritórios e salas de reuniões", resumiu.
Holzmann elogiou a criação do concurso e disse que o processo transparente, amplo e democrático, resultará na construção e desenvolvimento de um belo projeto. "Contaremos com a participação de arquitetos de todo o Brasil. Não há duvida que a comissão julgadora terá um grande desafio para escolher o vencedor", enfatizou o arquiteto.
O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara, atualmente presidida pelo diretor-geral Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A previsão é de que as obras para construção do novo prédio tenham início ainda neste ano e sua conclusão ao final da atual legislatura. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público, maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar.
No concurso, os concorrentes irão apresentar propostas de estudo preliminar de arquitetura para a construção do Prédio Anexo. A rubrica para custear a elaboração do projeto será de R$ 341.800,00, sendo deste valor R$ 70 mil a título de prêmio para o 1º colocado.

Comentários