Capital faz defesa em Brasília da carta-consulta ao Prodetur

Porto Alegre é a primeira do sul do país a habilitar-se ao programa

Porto Alegre dá um passo importante na obtenção de recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Nesta quarta-feira, 24, o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, estará no Ministério do Planejamento, em Brasília, para fazer a defesa, junto ao Grupo Técnico (GTec) da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) da carta-consulta do município no valor de US$ 73 milhões, sendo 50% contratados com Corporação Andina de Fomento (CAF), um dos organismos financiadores do programa. A outra metade é a contrapartida do município, assumida pelo Ministério do Turismo a fundo perdido. A defesa da proposta no GTec é pré-condição para que a operação receba a autorização da Cofiex.
D e acordo com Moraes, "esta etapa inaugura o caminho que levará para a aprovação da concessão do financiamento externo pelo Congresso Nacional, fase final do processo de obtenção dos recursos do Prodetur". Na esfera municipal, será encaminhado projeto de lei à Câmara de Vereadores para autorização da contratação dos recursos internacionais. Moraes adianta que pediu ao presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur), vereador João Carlos Nedel, a confirmação de uma data para antecipar aos vereadores o conteúdo da carta-consulta apresentada ao Prodetur.
Porto Alegre é a primeira capital do sul do país a habilitar-se ao programa. A carta-consulta prevê investimentos em qualificação de produtos turísticos, marketing e comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura e serviços básicos e gestão ambiental, cinco áreas consideradas estratégicas para o turismo da cidade. O primeiro passo será a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDITS-Porto Alegre), que confirmará as áreas propostas para investimento ou definirá outras necessidades. O estudo está em contratação pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre com recursos antecipados pelo MTUR.

Comentários