Centenário de Aloísio Filho motiva homenagem na Câmara

Ex-vereador que empresta o nome à sede do Parlamento municipal completaria 100 anos no próximo dia 18

O centenário de Aloisio Filho foi lembrado pela Câmara de Porto Alegre, em solenidade nesta quinta-feira, 13. Nascido em 18 de dezembro de 1912 e falecido em 1979, foi vereador por quase 30 anos, presidiu o Legislativo da Capital por três ocasiões e também ocupou a chefia do Poder Executivo. Sua atuação no cenário político fez com que emprestasse o nome à sede do Parlamento municipal. Durante a homenagem, prestigiada por autoridades, familiares e amigos, foram lembrados momentos do período em que Aloísio Filho exerceu a vereança.
O presidente da Casa, Mauro Zacher (PDT), destacou a importância do resgate histórico e da programação especial. Ao lembrar a existência da Avenida Aloísio Filho, que leva em placa indicativa a inscrição "Notável homem público porto-alegrense", o deputado afirmou: "Não poderia haver melhor síntese para mostrar a importância de Aloísio Filho, um exemplo de dedicação às causas públicas". Ao recordar a história de Aloísio Filho, sua filha, a museóloga Miriam Aloísio Avruch, contou que o pai precisou trabalhar cedo e que foi barbeiro até se casar. Continuou os estudos e passou no concurso para a Rede Ferroviária. Na mesma época, criou a Associação dos Amigos do 4º Distrito e teve papel fundamental para o funcionamento do antigo Hospital da Criança Santo Antônio. Miriam ainda lembrou que gostava de acompanhar o pai nas atividades na Câmara.
As homenagens seguiram através da fala de vereadores, ex-vereadores e amigos, entre os quais o ex-deputado Nei Ortiz Borges, 89 anos, e João Antônio Dib. No Espaço T Cultural Teresa Franco, foi inaugurada a exposição 'Aloísio Filho - Guardados de um homem público', que reúne acervo de documentos, fotografias e publicações. A mostra poderá ser conferida até 28 de dezembro. Encerrando a solenidade, foi lançado o livro 'Aloisio Filho - Cidadão e Vereador', de autoria do advogado e escritor Antônio Augusto Mayer dos Santos sintetiza. Em 95 páginas, a obra apresenta os principais momentos de Aloísio Filho como vereador e quando precisou assumir como prefeito.
Ainda como parte das comemorações, no dia 18, às 18h30, será realizada missa na Igreja São Geraldo (Avenida Farrapos, 2.611). Logo após, às 19h30, na Sociedade Gondoleiros (Avenida Santos Dumont, 1.147), acontecerá o lançamento do Troféu Aloísio Filho, que premiará alunos da rede escolar estadual e privada localizada nos bairros que integram hoje a região do 4º Distrito.

Comentários