Congresso debate medidas para conter o estresse no trabalho

Encontro internacional ocorre em Porto Alegre no final do mês

O 11º Congresso de Stress da ISMA-BR (International Stress Management Association), que ocorre de 28 a 30 de junho em Porto Alegre, vai abordar o tema Trabalho, Stress e Saúde: riscos psicossociais - da teoria à ação. Para falar do assunto, vem pela primeira vez ao Brasil o psicólogo espanhol Eusébio Rial González, PhD, chefe do Observatório de Risco da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho e uma das maiores autoridades mundiais no assunto. O psicólogo é responsável por identificar ameaças emergentes para a saúde do trabalhador e concretizar medidas preventivas.
Falta de tempo é o grande vilão para 68% da população economicamente ativa no Brasil, segundo dados de pesquisa da ISMA-BR. Profissionais que atuam no mundo corporativo creditam ao excesso de tarefas, longas jornadas de trabalho, competitividade do mercado e necessidade de produzir mais em menos tempo o corre-corre diário que acaba por afetar física e mentalmente executivos e trabalhadores de todas as áreas. A mesma pesquisa revela ainda que para 64% das pessoas sofrem mais com o estresse profissional do que com o pessoal, o que causa prejuízos à qualidade de vida de 68% delas. Deste grupo, 73% revelam não ter tempo suficiente para fazer seu trabalho e 57% dizem que aceitam novas responsabilidades mesmo quando estão sobrecarregados.
Esta edição do congresso da ISMA-BR apresenta ainda a perspectiva do Judiciário, dentro da iniciativa de ampliar as fronteiras da área de saúde e comportamento. Para abordar questões como dano moral, meio ambiente e sustentabilidade, saúde e trabalho estão na lista dos coordenadores de debates nomes como o do desembargador Eládio Lecey e do juiz do trabalho Ricardo Carvalho Fraga. Os temas selecionados atendem a uma demanda atual que envolve experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia é não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo e sem prejuízos para a saúde física e mental. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3222. 2441 ou pelo e-mail [email protected]. Inscrições pelo site: www.ismabrasil.com.br

Comentários