Consumidores devem ter atenção com ingressos da Copa

Associação Brasileira de Procons alerta sobre a forma de venda

Após o início da venda dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014, sendo essa primeira fase até o dia 10 de outubro de 2013, a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) alerta os consumidores sobre a forma de venda e quais os direitos do consumidor nestas situações. Conforme as regras estabelecidas pela Fifa, existem quatro tipos de ingressos, sendo a categoria quatro a com preços mais baratos - piores localizações. A meia entrada pode ser comprada somente por estudantes, maiores de 60 anos e participantes do programa Bolsa Família, nesta última categoria. Nas demais, apenas os idosos estão assegurados com 50% de desconto.
As regras da venda de ingressos não preveem ainda o direito de arrependimento por parte do consumidor, assim como é proibida sua revenda, repasse ou doação sem autorização expressa da Fifa. A única alternativa, em caso de desistência, é utilizar a plataforma de revenda criada pela organizadora do evento. Havendo a revenda do ingresso, haverá ainda a cobrança de uma taxa de 10% sobre o valor do ingresso. De acordo com Gisela Simona Viana de Souza, presidente da Associação ProconBrasil, o consumidor deve ficar atento às condições de compra e utilização dos ingressos. Segundo ela, um fator que pode se tornar um transtorno, por exemplo, é a falta de garantia de que o comprador poderá assistir a partida ao lado de seus amigos ou familiares.
Outras informações podem ser consultadas no Procon Porto Alegre (Rua dos Andradas, 686 - Centro) ou pelo telefone (51) 3289-1774. O ProconBrasil também pode ser consultado no endereço Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 917, Edifício Executive Center, ou pelo email [email protected].

Comentários