Copa dos Refugiados reunirá mais de 100 atletas em Porto Alegre

Novidade neste ano é que evento se transforma em torneio nacional

A segunda edição da Copa dos Refugiados reunirá 120 atletas de países como Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela. Entre 2 e 3 de junho, o Estádio Passo D'Areia e a Arena do Grêmio, localizados em Porto Alegre, receberão oito times durante o evento, que, neste ano, passa a ser em caráter nacional. O torneio se dará na Capital, em São Paulo e no Rio de Janeiro. As equipes vencedoras das etapas regionais disputarão as finais em setembro no estádio do Pacaembu, na capital paulista.

Além das partidas, os refugiados poderão participar de uma ação de empregabilidade, na qual seus currículos serão enviados para empresas da indústria, comércio e serviços do Estado. Ainda, o evento prevê a impressão de um álbum de figurinhas da Copa dos Refugiados, com fotos e breve histórico dos jogadores.

O sorteio dos jogos da fase regional da Copa dos Refugiados está marcado para quarta-feira, 30, às 15h, no plenário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). No sábado, 2 de junho, a primeira etapa da disputa acontecerá no Estádio Passo D'Areia do Esporte Clube São José, a partir das 9h; e as semifinais e a decisão ocorrerão na Arena do Grêmio, no domingo, 3 de junho, às 13h.

A iniciativa é promovida em Porto Alegre pela Ponto Agência de Inovação Social em parceria com a ONG África do Coração e Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. O projeto tem regulamento oficial assinado pela FGF e contará com a presença de ex-jogadores do futebol. Os ingressos podem ser obtidos pelo site www.copadosrefugiados.com.

Comentários