Em assembleia, Ocergs aprova prestação de contas de 2015

 Plano de trabalho para 2016 também esteve entre as pautas debatidas

Na manhã desta quinta-feira, 14, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou Assembleia Geral Ordinária, onde foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2015, estabeleceu o plano de trabalho de 2016, entre outras pautas que foram, todas, aprovadas por unanimidade pelos presentes. O encontro aconteceu no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre.
Estavam presentes representantes de 63 cooperativas, contabilizando 263 votos. "Hoje o que mais se exige é transparências das contas, em tudo que se faz. Estamos aqui reunidos para mostrar o que se fez e o nosso planejamento para o próximo exercício", destacou em sua fala aos cooperativistas presentes, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
O diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, que representou a diretoria, ressaltou a importância do modelo de governança implementado desde 2014 e os avanços conquistados. "Esse novo modelo de governança da Ocergs contempla as Federações, representadas nessa diretoria. Junto com a diretoria executiva fizemos essa ligação entre o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e as cooperativas singulares de uma forma muito proativa", afirmou.
Perius agradeceu a presença de todos e falou sobre as ações de representação institucional e política da entidade. Também destacou conquistas do segmento cooperativista em 2015, como a inclusão de todos os deputados estaduais à Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RS), a participação da Ocergs na Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), o desenvolvimento do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, o Dia de Cooperar (Dia C) e o programa de Formação de Conselheiros Fiscais.
O superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, apresentou e definiu o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2016. E o auditor e sócio da Dickel & Maffi, Joel Ireno Hartmann, apresentou o relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da Ocergs e afirmou que elas representam adequadamente as posições patrimoniais e financeiras da entidade. Após, o presidente do Conselho Fiscal da Ocergs e presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, apresentou o parecer do Conselho.
As pautas do sindicato foram levantadas pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto. Entre elas, a autorização da entidade, por intermédio de seu diretor técnico sindical, para representar os interesses da categoria patronal em dissídios coletivos, efetuar negociações coletivas de trabalho e firmar acordos e convenções coletivas de trabalho juntamente com o presidente. Definição do valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2017 e a homologação do Regimento Interno do Conselho Técnico Sindical, conforme dispõe o art. 23 "f" do Estatuto Social também estão entre as iniciativas. Todos os itens foram estabelecidos na Assembleia Geral Ordinária e aprovados por unanimidade.
O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Estado. "O cooperativismo tem um papel preponderante dentro da nossa economia. A gente visualiza e identifica no segmento cooperativista avanços e desenvolvimento socioeconômico", disse.
A Assembleia foi dirigida pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e acompanhada pelos diretores da Ocergs: Paulo Cézar Vieira Pires, Jânio Vital Stefanello, Abel Paré, Margaret Garcia da Cunha, Orlando Borges Müller e Valdir Bernardo Feller, além do superintendente e do gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini e Mário De Conto, respectivamente.

Comentários