Em tendência mundial, Capital abre dados e lança o #DataPOA

Plataforma deve servir como matéria-prima para hackers, estudantes, desenvolvedores, jornalistas e pesquisadores

Desde esta quarta-feira, 13, Porto Alegre integra o grupo das metrópoles que contam com a abertura dos dados oficiais para a população. Seguindo uma tendência mundial, a Capital criou o #DataPOA (datapoa.com.br), com a missão de disponibilizar informações sob o conceito de dados governamentais abertos. A finalidade é servir como matéria-prima para hackers, estudantes, desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores e empresários utilizarem na criação de soluções, plataformas e aplicativos, qualificando a gestão e fomentando a inovação e o empreendedorismo impulsionando novos negócios. Para o prefeito José Fortunati, com o #DataPOA, tem-se "uma cidade mais colaborativa, inteligente e aberta".
O programa de abertura de dados deve dar às pessoas o poder de criar soluções para uma cidade que, antes, era exclusivo dos agentes de governo. Com dados específicos e de alto grau de detalhamento sobre áreas como mobilidade, saúde, educação, turismo e limpeza urbana, o portal permite a desenvolvedores criar e construir plataformas web, aplicativos e softwares que ajudarão a cidade e seus moradores como um todo, criando laços colaborativos entre governo municipal, empresas, desenvolvedores e cidadãos.
O #DataPOA é uma iniciativa do núcleo #PoAdigital, uma nova estrutura ligada ao Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Prefeitura, com a missão de fazer a gestão da comunicação online da cidade e promover o diálogo com representantes da comunidade porto-alegrense, coletivos e organizações locais.

Comentários