Estado ganhará mais 2,4 mil policiais na próxima semana

Brigada Militar formou novos profissionais nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 19, policiais e bombeiros aprovados no último concurso da Brigada Militar, realizado em 2012, participaram de 16 formaturas, somando 2.447 novos profissionais. Em ato solene na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, 842 formandos da Capital e de Cachoeirinha receberam suas identidades funcionais, que simbolizam o início das atividades na corporação. Todos os soldados estarão nas ruas a partir desta segunda-feira, 22. No total, serão 1.827 destinados ao policiamento ostensivo, e 620 para atuação no Corpo de Bombeiros - 290 são mulheres.
Paraninfo da turma de formandos, o governador Tarso Genro lembrou que a carreira na Brigada Militar requer muito senso de responsabilidade, já que esses profissionais possuem o monopólio do uso legítimo da força. "Vocês agora representam o Estado democrático de direito e, mais do que isso, representam também a tradição familiar espelhada na conduta, na história, na ética e na moral dos seus familiares que hoje estão aqui", destacou Tarso.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Fábio Duarte Fernandes, o novo efetivo será distribuído prioritariamente entre as regiões com maiores índices de criminalidade e nos pequenos municípios que possuem menos de cinco policiais. Os Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs) de Porto Alegre, Região Metropolitana e Serra receberão o maior contingente, em torno de mil policiais. "Há uma distribuição baseada em critérios técnicos, mas todas as regiões do Estado receberão soldados", garantiu Fernandes. 

Comentários