Febraban debaterá modelos internacionais de autorregulação

Representantes ingleses estarão em São Paulo para palestras e debates

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai promover um intercâmbio internacional sobre iniciativas na área de autorregulação. O Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes (Semarc), marcado para os dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo, terá um painel específico sobre o tema (Autorregulação bancária: o modelo britânico), com a participação de dois representantes, um do governo (Walter Merricks, chefe do FOS - Financial Ombudsman Service, organismo oficial de solução de disputas entre consumidores e instituições financeiras) e outro do setor privado, Robert Skinner, chief executive & director do BCSB, Banking Code Standards Board, entidade responsável pelo monitoramento e aplicação dos códigos de autorregulação bancária.
Outro destaque do Semarc 2009 será a participação de Lior Arussy, CEO da Strativity Group. Arussy defende a busca, por parte das instituições financeiras, de diferenciais que evitem a 'commoditização' de produtos e serviços, cada vez mais parecidos. Os diferenciais, explica ele, podem ser, por exemplo, o caráter humano das relações, a capacidade de inovação, ou ainda uma praticidade na realização de negócios. "Cada banco terá de refletir para identificar qual seu fator. E cada experiência de consumo deve ser posta na ponta do lápis. É preciso perguntar: teve o efeito esperado de reter clientes? Ajudou a aumentar o número de negócios por cliente? Fará com que o correntista mantenha o relacionamento com o banco por mais tempo?
O Semarc é um evento da Febraban que vai tratar também de marketing bancário, sustentabilidade e todos os aspectos do relacionamento das instituições com os clientes e suas atividades se estenderão por dois dias. Pela primeira vez, contará com uma parceria internacional, a Associación de Marketing Bancário Argentino (Amba). O seminário terá por local o Hotel Transamérica, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas através do endereço www.febraban.org.br/semarc2009/.

Comentários