Fronteiras do Pensamento recebe escritores do Chile e da Espanha

Alejandro Zambra e Javier Cercas estarão presentes na 12ª edição do evento, em Porto Alegre

Reprodução

Na próxima segunda-feira, 22, os escritores espanhóis Javier Cercas e o chileno Alejandro Zambra estarão presentes na 12ª edição do Fronteiras do Pensamento, que acontecerá a partir das 19h45, no Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre. Neste ano, com o tema 'O mundo em desacordo', o ciclo de conferências convida a refletir sobre como as guerras culturais marcam a migração dos motes éticos para o centro do debate público.

Cercas é doutor em Filologia Hispânica pela Universidade Autônoma de Barcelona e colaborador do jornal El País desde 1999. O escritor atuou como professor nas universidades de Illinois, nos Estados Unidos, e de Girona, na Catalunha. Zambra, por sua vez, foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, atua como poeta, romancista e ensaísta.

Ao chegar em sua 12ª edição, o Fronteiras do Pensamento busca reforçar a missão de privilegiar ideias e valorizar o conhecimento na busca das principais chaves para a compreensão do mundo e de suas complexidades. A cada temporada, um time de pensadores e profissionais reconhecidos apresenta suas próprias inquietações e provocações para que, a partir de um conjunto, consiga traçar novos debates. Atualmente, o evento é realizado em três capitais: Porto Alegre, São Paulo e Salvador. 

Comments