Gaúcha é finalista do Troféu Inova Jovem Empreendedor

Iniciativa capacita jovens de periferias de todo o Brasil

Bruna Silva | Crédito: Agência Besouro

A porto-alegrense Bruna Silva é finalista do Troféu Inova Jovem Empreendedor na categoria Histórico Social. A premiação é oriunda do programa da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, que capacitou cerca de dois mil jovens moradores de comunidades periféricas de todo o Brasil para empreender em um negócio partindo do zero. Foi utilizada a metodologia By Necessity, desenvolvida pela agência Besouro. O prêmio será entregue aos 30 finalistas nesta sexta-feira, 13, em Brasília.

Ao longo do projeto, que foi desenvolvido durante todo o primeiro semestre do ano, além de aulas, os alunos permanecem incubados por 30 dias, com suporte presencial e online, para a garantia da continuidade dos empreendimentos. Diante deste retorno, foi lançada a premiação que traz as categorias Performance financeira; Histórico Social e Inovação.

Bruna, que passou parte da infância entre abrigos e as ruas da capital gaúcha, hoje é dona de um brechó, e colhe resultados do seu esforço e empreendimento na construção de uma melhor condição de vida. A jovem ressalta a importância do projeto para seu negócio. "Meu sonho estava parado. Já na aula de pesquisas, descobri que meu público-alvo era outro. Com uma nova estratégia para redes sociais, até um e-commerce nasceu", contou.

Para o criador do método By Necessity e diretor-presidente da Besouro, Vinicius Mendes Lima, a premiação é um reconhecimento ao esforço de jovens em situação de vulnerabilidade social. "Alunos oriundos de determinadas realidades, completarem 30 horas de estudo em sala de aula e se sentirem preparado para abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro, já é cenário passível de recebimento de premiação, independentemente dos resultados imediatos obtidos", afirmou.

Comments