Gaúchos se destacam em concurso de monografias do Ministério da Defesa

Em Brasília, prêmio reconheceu os melhores trabalhos e entregou duas menções honrosas

Da esquerda para direita: Lauriane, Rodrigo e Josiane

Gaúchos se destacaram na terceira edição do Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, promovido pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira, 7, na sede do Ministério da Defesa (MD), em Brasília. Na ocasião, foram reconhecidos os melhores trabalhos de conclusão, entre os 39 concorrentes, e entregues menções honrosas.

Dois seis contemplados, três vencedores são do Rio Grande do Sul. Com o trabalho 'Cooperação em Inteligência na União Europeia: entre a Segurança Nacional e a Integração Regional', Rodrigo Pasqualini Milagre, da Ufrgs, ficou em segundo lugar, atrás do carioca Thiago Pacheco. O gaúcho levou para casa a quantia de R$ 5 mil.

Lauriane Cruz Aguirre, da Universidade Federal do Pampa, faturou a quinta posição com 'O Brasil e o Binômio Segurança e Cooperação: a Força Interina das Nações Unidas no Líbano e a Agência Brasileira de Cooperação (2006-2011)'. Fechando o ranking, está Josiane Simão Sarti, também da Ufrgs, que foi reconhecida pelo trabalho sobre um programa espacial indiano.

Durante a solenidade, o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, reforçou a importância do assunto e da responsabilidade da pasta em pô-lo em discussão. "Nós buscamos, com várias atividades, atingir este objetivo. Além desta ação, nós temos o Projeto Rondon e todos os anos realizamos um congresso nas academias militares, no qual integramos 200 estudantes, junto com nossos cadetes, com a finalidade de discutirem temas de defesa."

Lançado em 2012, o Concurso de Monografias é realizado nacionalmente e voltado aos universitários matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O prêmio, que ocorre a cada dois anos, é intercalado ao Concurso de Dissertações e Teses.

Comentários