Governo firma parceria para implementação de Rede Tecnológica

Convênio de 3,1 milhões facilitará o acesso de empresas a novas tecnologias

A governadora Yeda Crusius assina nesta quinta-feira, 3, um convênio para a implementação da Rede de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia no RS (Sibratec-RS). O investimento será de R$ 3,1 milhões e irá garantir assistência a pelo menos 150 micro, pequenas e médias empresas nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), automação, agronegócio, alimentos e eletroeletrônicos, entre outros setores presentes no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional.

Entre os objetivos da Sibratec-RS está o atendimento de demandas e necessidades de empresas, de modo a torná-las competitivas no mercado mundial. O convênio irá implementar ações que contribuam ao avanço do conhecimento e da tecnologia e também aumentem o valor agregado e a produtividade com vistas ao crescimento das exportações.

Na avaliação de Yeda, não há desenvolvimento sem planejamento, gestão, tecnologia e, principalmente, ciência. "Queremos um polo de desenvolvimento em cada região do Rio Grande do Sul, para que o crescimento seja contínuo. Estamos trabalhando firme e investindo forte em tecnologia, o que está sendo possível porque conseguimos ajustar as contas públicas, e isso se faz com gestão", afirmou.

Conforme a governadora, o Sibratec-RS é o resultado de uma importante parceria: governo do Estado, setor privado, institutos de pesquisa e universidades. "Estamos viabilizando uma ferramenta estratégica de apoio às empresas inovadoras do Estado, visando maior grau de eficiência gerencial e produtiva, para que tenhamos ainda mais competitividade frente aos nossos concorrentes", explicou o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz.

O Sibratec-RS é viabilizado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do Governo do Estado, por meio das secretarias da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, além do Sebrae e das parcerias do IEL/RS, PUCRS, Unisinos, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Uergs, Centro Federal de Educação e Tecnologia (Cefet) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTec).
Imagem

Comentários