Governo recebe autores das melhores sugestões para a saúde

Encontro com o governador Tarso será nesta quarta-feira, no Piratini

O programa "Governador Pergunta", ação do Gabinete Digital do governo do Estado, que busca junto à população informações e subsídios sobre temas de impacto social, recebeu mais de 1.300 propostas de 122 municípios, em resposta ao questionamento sobre "Como podemos melhorar o atendimento na saúde pública?". Mais de 120 mil votos, e agora os autores das 50 propostas mais votadas terão um encontro com o governador Tarso Genro e o secretário da Saúde, Ciro Simoni, nesta quarta-feira, 14, às 16h, no Palácio Piratini. O ato será transmitido ao vivo pelo site do Gabinete Digital.
O tema que mais recebeu sugestões foi Cuidado Integral, com 31%, seguido por Saúde na sua Região, 27%, Urgência e Emergência, 18%, Saúde da Família, 15% e, por último, Acesso a Medicamentos, com 9%. Os participantes do encontro receberão um documento com os encaminhamentos da Secretaria de Saúde referente a estas propostas mais votadas. O governo estima que 60 mil pessoas foram envolvidas no processo, que incluiu atividades presenciais para explicar a ferramenta e facilitação do acesso à internet por meio de telecentros e de uma van equipada com computadores que percorreu vários espaços públicos.
O Governador Pergunta é resultado de estudos e análises de experiências internacionais feitas pela equipe do Gabinete Digital para criar uma ferramenta capaz de coletar, junto à população, informação e subsídios sobre temas de grande impacto para a sociedade. Pelo projeto, qualquer cidadão pode enviar sua contribuição baseada em experiências e opiniões próprias. "Buscamos trazer para decisões de gestão a opinião das pessoas que vivem diariamente as precariedades e grandezas do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou Tarso.
Para a votação foi criado um sistema inspirado na experiência do projeto norte-americano All Our Ideas (www.allourideas.org), desenvolvido na Universidade de Princeton e já utilizado em Nova Iorque, nos EUA, e Calgary, no Canadá. O objetivo é permitir que os participantes se sintam no papel de gestores da saúde, onde necessitam escolher entre as ações mais urgentes e prioritárias para a saúde pública no Rio Grande do Sul.

Comentários