IPTU terá desconto de 20% até 2 de janeiro

Guia de pagamento será encaminhada por correio e disponibilizada na internet a partir de segunda-feira

Os proprietários de imóveis na Capital terão até 2 de janeiro para efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2013, em cota única, com 20% de desconto. Após esta data, haverá a possibilidade de aproveitar o desconto de 10%, nas quitações até 13 de fevereiro. Outra opção é o parcelamento em 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 8 de março.
O órgão estima que, até a primeira data, mais de 330 mil guias deverão ser pagas, o que representa um crescimento de 10% em relação ao apurado no final do ano passado, quando foram quitadas 300 mil guias. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 7, o secretário da Fazenda, Roberto Bertoncini, observou que não haverá aumento do IPTU, somente a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos últimos 12 meses, correspondente a 5,53%, conforme determina a legislação municipal.
Bertoncini lembrou ainda que o desconto de 20% tem sido fundamental para o equilíbrio das contas municipais. "O ingresso dessa receita em dezembro de 2012 equivale a quase 35% da arrecadação anual do imposto, e permite que a Prefeitura possa honrar os compromissos com a folha de pagamentos, fornecedores e prestadores de serviços", enfatizou.
O documento de arrecadação do IPTU será disponibilizado no site da Prefeitura simultaneamente à entrega das correspondências pelos Correios, que começam na segunda-feira, 10. Para acessar o documento, é necessário informar a inscrição do imóvel. O pagamento pode ser feito na rede bancária conveniada à Prefeitura (Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, HSBC e Sicred). Para cada data, uma nova guia será disponibilizada no site.
Mais informações podem ser obtidas na Loja de Atendimento da Secretaria da Fazenda (Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, das 9h às 16h), pelos telefones (51) 3289.0140, 3289.1540, 3289.1550 e 156, ou pelo e-mail [email protected].

Comentários