Memorial do Legislativo será inaugurado em sessão solene

Casarão da Duque de Caxias é a construção política mais antiga de Porto Alegre

A Assembleia Legislativa realizará na quarta-feira, 30, a sessão solene de inauguração do Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorrerá no prédio do Memorial, na Rua Duque de Caxias, 1029, ao lado do Palácio Piratini. O local reunirá todo o acervo documental e iconográfico da história política legislativa do estado: a documentação parlamentar, o arquivo fotográfico, as coleções de jornais como A Federação, as atas das sessões plenárias, os anais da Casa e os processos legislativos e administrativos de interesse de pesquisadores.
Para a cerimônia de inauguração, foram convidados deputados federais, ex-deputados estaduais e chefes dos poderes. Após a sessão solene, ocorrerá um recital do músico Marcelo Caminha. O espaço de 1.100 metros quadrados, distribuídos em quatro pavimentos, será um centro de referência cultural para os gaúchos. A partir da inauguração o espaço já estará aberto ao público, com funcionamento das 8h30 às 18h30.
A iniciativa de transformar o antigo prédio do Parlamento gaúcho em memorial ocorreu em 2004, quando o governo do Estado entregou formalmente as chaves do casarão à Assembleia Legislativa. As obras de recuperação e restauro do prédio tiveram início em fevereiro de 2005.
Concluído em 1790, o casarão da Duque de Caxias foi a primeira sede do Parlamento gaúcho, entre 1835 e 1967. É a construção pública mais antiga da Capital, e por ela transitaram figuras políticas históricas do Rio Grande do Sul como Bento Gonçalves, Gaspar Martins, Assis Brasil, Getúlio Vargas, João Neves da Fontoura, José Antônio Flores da Cunha, e os constituintes de 1947 - Daniel Krieger, Fernando Ferrari, João Goulart, Brito Velho, Leonel Brizola e Mem de Sá.

Comentários