Mesa Brasil Sesc completa oito anos de atuação no Estado

Rede de Solidariedade beneficia milhares de pessoas desde 2003

O Programa Mesa Brasil Sesc completa este mês oito anos de atuação no Rio Grande do Sul. Desde o início das atividades, 12 mil toneladas de alimentos já foram doadas e cerca de 154 milhões de refeições foram complementadas, beneficiando 312 mil 750 pessoas no Estado (números atualizados até outubro de 2011). Além de Porto Alegre e região metropolitana, o Mesa Brasil atua nas regiões de Cachoeira do Sul, Rio Grande, Santa Maria, Erechim, Caxias do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Estrela, nos Vales do Taquari e Rio Pardo.
Em 2011, 684 instituições estão sendo atendidas pelo Programa no Estado. O número de pessoas capacitadas já chega a 99.877, sendo que, desde o início do programa, 4.542 ações educativas e oficinas foram realizadas. Hoje o Mesa Brasil Sesc conta com a colaboração 571 empresas doadoras e parceiras nos municípios atendidos pelo programa.
A partir de 23 de novembro acontecem em vários pontos do Estado os Encontros da Rede de Solidariedade, momentos em que doadores e instituições sociais se encontram para confraternizar e conferir o desempenho do programa. Os encontros iniciam-se por Erechim (23/11) e Lajeado (24/11), e seguem em Caxias do sul (28/11), Santa Maria e Cachoeira do Sul (30/11), Porto Alegre (1º/12) e Rio Grande (13/12).
O Mesa Brasil consiste em uma rede de solidariedade cujo objetivo é desenvolver um programa de colheita urbana que observa critérios de segurança alimentar e nutricional e redistribui alimentos excedentes ou sem valor comercial para instituições sociais cadastradas e monitoradas no programa. O principal diferencial desta iniciativa é a realização de ações educativas na área social e de nutrição, através de treinamentos, palestras e cursos, visando à inclusão e o desenvolvimento social. Outras informações pelo site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Comentários