Modelo nacional para carteiras de identidade será adotado no Estado em março

Nova versão do documento trará informações e elementos adicionais

Diversos elementos gráficos serão acrescidos no novo modelo - Palácio do Planalto/Divulgação

O novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI) será implementado no Rio Grande do Sul a partir de 1º de março. A mudança tem o objetivo de alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) ao padrão estabelecido no decreto 9.278/2018, assinado pelo ex-presidente Michel Temer. Com isso, o documento passará a abranger novas informações e elementos. O processo de implantação ocorrerá durante janeiro e fevereiro. Nesse período, os postos de identificação de todo o estado permanecerão abertos, no entanto, haverá restrição temporária de alguns serviços. A CI expressa continuará sendo emitida até 25 de fevereiro.

O cidadão que solicitar o novo modelo poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/Pasep, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor e do documento de identidade profissional. O documento poderá contar, também, com dados sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, através de um QR Code impresso na parte interna.

De acordo com a diretora-geral do IGP, Heloísa Kuser, a implantação do novo modelo de CI foi elaborada levando em consideração as necessidades dos cidadãos. "Sabemos que se trata de um serviço essencial. No entanto, esta adequação se faz necessária. Pedimos a compreensão de todos, pois não deixaremos de emitir os documentos expressos e atender os casos de urgência. Todo o processo será conduzido visando causar o menor transtorno", esclarece.

Comentários