Obras no Túnel da Conceição começam em outubro

Reforma custará R$ 2,65 milhões com duração prevista de 18 meses

O Túnel da Conceição começará a ser revitalizado no dia 9 de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito José Fortunati em entrevista coletiva nesta terça-feira, 31, no Paço Municipal. Esta será a primeira grande intervenção estrutural no túnel desde sua inauguração em 1972.
"Fizemos uma opção pela segurança do cidadão de Porto Alegre. O túnel vem sofrendo com desgastes há 38 anos. Com as ações previstas teremos mais 30 anos de tráfego seguro na região", explicou Fortunati. Segundo ele, as obras têm duração prevista de 18 meses. "Este será um projeto-piloto que servirá como modelo para a Copa do Mundo, aliando obras, alterações no trânsito e muita informação".
De acordo com o secretário em exercício de Obras e Viação, Adriano Gularte, a obra irá recuperar toda a estrutura do Túnel, com ações como o reforço da face superior das lajes, implantação de sistemas de drenagem, ampliação de rede pluviais, tratamento das superfícies deterioradas, fresagem e recapeamento asfáltico das pistas, entre outras. O investimento total será R$ 2,65 milhões.
Durante o processo de revitalização, o Túnel ficará com duas pistas bloqueadas em cada sentido. Em um primeiro momento será permitido trânsito de carros de passeio e ônibus nas pistas liberadas. "Para dar conta do volume de veículos que circulam pelo Túnel, estamos implementando uma série de rotas alternativas, permitindo novos caminhos para chegar e sair do Centro", explicou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.
As alterações no trânsito passam a ser implantadas a partir do dia 25 de setembro, permitindo prazo de adaptação até o início das obras. Dentre as principais a modificações estão a inversão de sentido das ruas Garibaldi e Santo Antônio, abertura de nova via para circulação dos táxis que saem da rodoviária, permissão da conversão na av. Loureiro da Silva dos veículos que se deslocam pela av. João Pessoa no sentido bairro-centro e possibilidade de cruzamento da av. Farrapos pela Rua Ernesto Alves. Além dessas mudanças serão instaladas novas câmeras de monitoramento e sinaleiras para orientar o trânsito na região.
Linhas de transporte coletivo que utilizam o túnel da Conceição não sofrerão mudanças nos seus itinerários, pois pelo menos duas pistas de cada ramo ficarão livres para a circulação. Já as linhas  T5, C2, C3, TR61/ Cristóvão Colombo e 671 Carlos Gomes/Salso que utilizam as ruas Santo Antonio e Garibaldi, ou trechos dessas vias, terão seus itinerários atuais invertidos em virtude da mudança de sentido das vias.
Além de sinalizações especiais sobre as novas rotas do trânsito, de campanha informativa batizada de "Novo Túnel da Conceição - estamos em obras por você", a prefeitura disponibilizará a partir do dia 8 de setembro site com todas as informações sobre o tema. Confira o material informativo sobre as obras e alterações no trânsito previstas.
Imagem

Comentários