Perfil do empreendedor gaúcho aparece em pesquisa do Sebrae-RS

Pela primeira vez, estudo Global Entrepreneurship Monitor averigua cenário do Rio Grande do Sul

O perfil do empreendedor gaúcho foi registrado na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), organizado pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sebrae-RS. É a primeira vez que o levantamento apresenta dados sobre o Rio Grande do Sul. De acordo com o estudo, a maioria das empresas iniciaram sua trajetória no mercado a partir de oportunidades de negócio, a fim de atender as demandas dos consumidores do Estado. Para a amostragem, foram entrevistadas duas mil pessoas, entre 18 e 64 anos, e 23 especialistas.

Com base nos dados apurados, o diretor-superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho, afirma que é preciso ter cautela no momento de decisão em ser ou não dono da própria organização. O GEM registrou que menos de 40% dos entrevistados identificam boas oportunidades para começar um empreendimento nos próximos meses. "O cenário atual do Rio Grande do Sul e do Brasil não parecem favoráveis, mas é nos momentos de dificuldade que o empreendedorismo se fortalece."

Ainda, foi averiguado que a taxa de empreendedorismo no Estado é mais baixa do que a média nacional, segundo o gerente de Gestão Estratégica do Sebrae-RS, André Campos. "Enquanto no País, os empreendedores correspondem a 36% da população de 18 a 64 anos, no Rio Grande do Sul esse percentual cai para 26%", compara.

Comentários