Portal da Transparência do Estado bate recorde de consultas

Divulgação dos salários dos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo foi a motivação

Seguindo a determinação do decreto 52.387 emitido pelo governador José Ivo Sartori, que define a divulgação dos quantitativos dos cargos públicos e os respectivos salários, o portal do governo do Estado registrou um grande volume de acessos em junho. Só no sítio Transparência RS, até a última quinta-feira, 18, foram 166 mil acessos e 4,8 milhões de visualizações, o que corresponde a 76% do total de consultas ao longo de 2014 (219 mil). Entre janeiro e maio deste ano, a média mensal era inferior a 18 mil acessos.
Deste universo de visitas ao site www.transparencia.rs.gov.br desde o início de junho, 126 mil foram de consultas específicas a dados de pessoal, com destaque para informações nominais de salários. O órgão mais consultado foi a Brigada Militar, seguido de Secretaria da Educação, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.
O processo de operacionalização dos dados disponíveis do portal ficou a cargo da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), que mobilizou equipes do Tesouro do Estado e da Supervisão de Tecnologia da Informação da Fazenda para desenvolver este trabalho. "O desafio foi trabalhar em pouco tempo no desenvolvimento de uma ferramenta eletrônica que facilitasse as consultas por parte do usuário e o próprio monitoramento do portal, para evitar qualquer interrupção nas informações", explicou o titular da CAGE, contador e auditor-geral Álvaro Fakredin.

Comentários