Porto Alegre é alvo de programa de conscientização de reciclagem

Veículo personalizado circulará pela cidade

Reprodução

Neste sábado, 7, às 10h, será lançado em Porto Alegre o programa 'Dê a Mão Para o Futuro - Reciclagem, Trabalho e Renda'. A cerimônia ocorre no Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha, a Redenção. A iniciativa, realizada com o apoio da Prefeitura, tem foco em conscientizar a população sobre a coleta seletiva, além do apoio e da capacitação das cooperativas locais. Pelas ruas da Capital, irá circular um veículo personalizado com equipes incentivando a reciclagem.

O 'De as Mãos para o Futuro' foi desenvolvido em 2006 e promove a coleta seletiva de embalagens como iniciativa para reduzir o impacto ambiental. A ação opera em todos as etapas do cuidado desses resíduos, inclusive na conscientização da população e no aperfeiçoamento das cooperativas. Um dos objetivos é gerar também trabalho e renda, promovendo, assim, a inclusão social e melhora na qualidade de vida e trabalho dos catadores de recicláveis. O resultado final esperado é uma cadeia integrada e sustentável.

Equipes realizarão abordagem porta a porta, tirando dúvidas e incentivando a separação do lixo reciclável. Além disso, folhetos educativos e imãs de geladeira - informando o dia da coleta seletiva do bairro - serão distribuídos aos moradores. As comunidades contempladas serão Humaitá, Lomba do Pinheiro, Partenon e Restinga.

O projeto é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla). A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) também apoia o propósito. A ação está em expansão e já foi realizada em nove estados.

Comentários