Porto Alegre é case premiado em sustentabilidade social

Exemplo vencedor nacionalmente é o da Escola Social de Turismo

Porto Alegre foi distinguida nacionalmente, pelo segundo ano consecutivo, entre as melhores práticas no desenvolvimento do Turismo. A premiação foi para a Escola Social de Turismo de Porto Alegre, criada pela Secretaria Municipal do Turismo (SMTur) e escolhida como case de sucesso em "sustentabilidade social" pelo Ministério do Turismo na implementação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Os cases vencedores da edição deste ano foram divulgados na noite de segunda-feira, 20, e receberão troféu durante o 6º Salão Brasileiro do Turismo, dia 14 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo.
A Escola Social de Turismo de Porto Alegre foi concebida para promover a sensibilização da sociedade sobre o papel que a atividade turística desempenha no desenvolvimento econômico e social da cidade e também para atender à crescente demanda por qualificação de trabalhadores e empreendedores do setor a respeito de informações atualizadas sobre os atrativos locais, noções básicas de idiomas, acolhimento e hospitalidade. Os projetos desenvolvidos pela SMTur na escola são o Turismo Fazendo Escola, Um Dia de Turista, Porto Alegre Turística, Encontros Técnicos Dicas Turísticas e o Guia Básico de Línguas. O público-alvo são trabalhadores da área de atendimento ao turista, estudantes de turismo e áreas afins, servidores públicos municipais e comunidade em geral.
O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, comemorou a premiação especialmente tendo em vista o segmento em que a cidade se destacou. "Assim como acontece com o Turismo Rural, a sensibilização para o turismo é uma área em que as capitais brasileiras não têm praticamente investido", disse Luiz Fernando. Ele lembrou que, além de ter em vista a Copa 2014, os projetos em andamento pela Escola Social do Turismo são focados na permanência.
O projeto "Turismo Fazendo Escola" foi lançado em março de 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No primeiro ano atendeu 2.440 alunos e professores da rede municipal de ensino e deve envolver 2.862 pessoas em 2011. Neste ano, o envolvimento dos professores e coordenadores pedagógicos foi ampliado com o curso "Viver Porto Alegre: Turismo, Cultura e Meio Ambiente".
O "Porto Alegre Turística" destina-se à qualificação de trabalhadores da iniciativa privada, entidades do trade turístico, universidades e demais segmentos relacionados ao setor. A partir deste mês, promoverá encontros semanais de vivência turística no Linha Turismo e palestra sobre a cidade. Além de certificado, os alunos receberão uma apostila com as informações apresentadas no curso. Em parceria com a Escola de Gestão Pública de Porto Alegre (EGP), desde o início deste mês o curso é oferecido aos servidores públicos municipais, mensalmente.

Comentários