Porto Alegre é reconhecida por iniciativas em tecnologia e inovação

Capital está entre as 10 cidades mais inteligentes do País

A capital gaúcha será agraciada com prêmio no Fórum Connected Smart Cities, que acontece na próxima semana no Centro de Eventos Pro Magno (Rua Samaritá, 230, Jardim das Laranjeiras, São Paulo). O encontro reunirá empresas, entidades e governos para debater melhorias para as cidades que utilizam novas tecnologias e inovação como maneira de encontrar soluções para os problemas que afetam a sua população. Presente no ranking das 10 cidades brasileiras mais inteligentes, o município participou da avaliação junto a 700 cidades. O resultado da pesquisa será apresentado em reportagem especial da revista Exame.
Para a secretária do Gabinete de Inovação e Tecnologia da Prefeitura (Inovapoa), Maria Fernanda Bermudez, o reconhecimento colabora para dar visibilidade ao trabalho e apoio às medidas tomadas. "O resultado é uma administração que utiliza novas tecnologias e a inovação para encontrar soluções, ou seja, uma cidade mais inteligente e atenta aos desafios. Quem ganha é a população", ressalta. Dentre estas iniciativas se encontram a parceria da Prefeitura com a IBM, que proporcionou o desenvolvimento da plataforma #POAdigital - Hub; o Programa Cidades Resilientes, em parceria com a Fundação Rockefeller; e o Fórum das Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre, exemplos que ajudam no reconhecimento da cidade como inovadora e conectada com os seus  vários públicos de interesse.
O ranking da "Connected Smart Cities" foi desenvolvido pela empresa especializada em Inteligência de Mercado, Urban Systems, considera os resultados de três categorias: geral, que avalia os indicadores em mais de 700 cidades brasileiras, da qual 50 serão contempladas no resultado final (Porto Alegre está entre as 10); por faixa populacional, listando dez cidades para cada categoria (até 100 mil habitantes, de 100 a 500 mil e acima de 500 mil habitantes); e por segmento, que aponta as cinco cidades em cada um dos setores considerados prioritários. Confira a programação completa do evento aqui.

Comentários