Porto Alegre ganha mais um espaço cultural

Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS recebe exposições temporárias e mostra permanente

Casa Memória e Cultura Unimed Federação/RS - Divulgação

Porto Alegre agora conta com mais um espaço cultural, a Casa Memória e Cultura, localizada na Rua Santa Terezinha, 263, no bairro Farroupilha. Em cerimônia para colaboradores, o local será inaugurado nesta terça-feira, 25, data escolhida por marcar o 47º aniversário da Unimed Federação/RS. A visitação para público será permitida a partir da quarta-feira, 26.

A residência foi construída nos anos 1930 e tombada pela Equipe do Patrimônio Artístico e Histórico do Município de Porto Alegre (Epahc). Ela foi transformada com a proposta de preservar, manter e difundir a história do cooperativismo médico. A obra, cuja duração foi de seis meses, foi assinada pelo arquiteto Walter Schindel.

A Casa Memória e Cultura é dividia em dois andares. As salas do térreo abrigarão uma exposição permanente sobre cooperativismo médico, e o segundo andar tem sala multifuncional, espaço para exposições temporárias, palestras, oficinas e ações educativas. O supervisor do Núcleo Memória e Cultura Unimed Federação/RS, Everton Quevedo, explica que a ideia do local é capitanear ações culturais voltadas aos colaboradores e à comunidade. A primeira mostra convidada, 'Homo Machina nos 500 anos pós Leonardo da Vinci', é assinada pelo médico e artista plástico Paulo Favalli, que faz uma homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, celebrados em 2019.

Presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May destaca que, com a abertura da Casa, o Sistema vive uma nova etapa, que fortalece e valoriza sua história. "Realizamos um processo de pesquisa, o qual exigiu esforço grandioso e resultou na nossa exposição permanente do cooperativismo médico, com documentos, registros, atas e fotos, catalogados de acordo com os processos mais atuais de arquivamento físico e eletrônico. A proposta é que se seja um espaço vivo para memória e para pesquisa", declara.

Informações sobre visitação podem ser consultadas pelo fone (51) 3395.9599 ou pelo e-mail [email protected].

Comments