Porto Alegre segue Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Iniciativa da ONU busca melhorar a qualidade de vida, a partir de direitos básicos do cidadão

A partir desta sexta-feira, 21, Porto Alegre passa a seguir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Trata-se de uma série de desafios, lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, que buscam melhorar a qualidade de vida, a partir de direitos básicos de cidadania. A adesão ao ODM foi formalizada pelo prefeito José Fortunati, durante o Seminário de lançamento da 5ª edição do Prêmio ODM Brasil, na Famurs.
A abertura do evento contou com a participação de representantes da presidência da república, do Programa Nacional das Nações Unidas, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, entre outras. No período da manhã foram abordados detalhes sobre a participação das cidades no prêmio ODM e apresentado o case da Cooperativa de Fumeicultores de Santa Cruz do Sul, que conquistou o prêmio em 2012. Neste ano, a premiação reconhecerá 30 práticas, a partir dos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
Os projetos selecionados serão visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Os vencedores receberão, em Brasília, um troféu e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. Nas quatro edições anteriores, 5.097 projetos foram apresentados, dentre os quais 80 foram premiados. 

Comentários