Prefeitura da Capital confirma licitação dos ônibus para 6 de maio

Técnicos da EPTC trabalham na reelaboração do projeto

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou para 6 de maio a publicação dos editais da nova licitação do transporte público coletivo do município. A data foi apresentada em reunião entre o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, desta terça-feira, 3. Os técnicos da empresa trabalham na reelaboração do projeto básico, contemplando todos os avanços já incorporados ao edital anterior, como o ar-condicionado na frota e o conselho de usuários. A intenção é concluir a tarefa até o final deste mês.
Nas duas primeiras semanas de abril, serão realizadas as discussões com a comunidade, via Orçamento Participativo. Na terceira semana, entre 13 e 15, a prefeitura promoverá uma audiência pública em local ainda a ser definido. As contribuições aceitas serão incorporadas ao edital pelos técnicos na última semana de abril. Conforme Cappellari, a previsão é de que sejam de oito a 10 editais, abrangendo todas as bacias. "A intenção é estabelecer uma compatibilidade operacional que permita a participação de empresas menores e a democratização do pleito, através da ampliação da concorrência. Com isso, se garantiria, também, uma pressão menor sobre a tarifa", acrescenta Fortunati.
O edital de licitação é resultado de mais de dois anos de trabalho das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), demais órgãos técnicos da prefeitura e contribuições da população. O conteúdo que prevê ampliação e qualificação do serviço prestado ao cidadão foi enriquecido com contribuições efetivas dos usuários, em encontros realizados no âmbito do Orçamento Participativo (OP), com a presença de cerca de 1.700 pessoas, em 24 reuniões nas 17 regiões da cidade.

Comentários