Presser assume a direção da Corsan

Novo diretor-presidente pretende elevar para 30% as áreas beneficiadas por saneamento básico

O executivo Flávio Presser assumiu esta tarde como diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciando que pretende elevar para 30% as áreas beneficiadas por saneamento básico no Estado. A estimativa é de que hoje os serviços cheguem a aproximadamente 14% da população. Na cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) também foram empossados Eduardo Carvalho (Diretoria de Operações); Marcus Vinicius Almeida (Diretoria Administrativa); Marcus Vinicius Caberlon (Diretoria de Expansão); Jorge Luiz Costa Melo (Diretoria Financeira); Antonio Gomes (Diretoria Técnica); e Luciano Eli Martin (Diretoria Comercial).
Atualmente, a Corsan está presente em 320 municípios e atende a aproximadamente 7 milhões de pessoas no Estado. De acordo com Presser, a melhoria da renda da população e a mudança das estruturas das cidades fazem com que a qualificação dos serviços seja prioritária. "O maior desafio é prover o serviço de água de forma eficiente", destacou. Para isso, assinalou, é preciso adotar um modelo de governança eficiente, focado na transparência, no controle social, na racionalização do desperdício, na busca de novas fontes de captação de água bruta e no que for necessário para prestar o serviço. Ressaltou ainda que recebe a Corsan com uma carteira de projetos de R$ 3 bilhões - entre aprovados e em fase de aprovação junto a órgãos de fomento.
Presser, que até o início desta semana exercia o mesmo cargo no DMAE, onde estava havia oito anos, citou dados do relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que mostram que o desperdício entre o tratamento e a distribuição da água consumida no Brasil, em 2013, ficou em 37%. Segundo ele, a redução de fugas de água ocorre, principalmente, pela recomposição da infraestrutura, e também será prioridade da gestão.
Presente à cerimônia, o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, elogiou a formação técnica da nova diretoria e a capacidade dos novos dirigentes em atender às demandas do Estado. "Uma das marcas do Rio Grande do Sul é a Corsan. Sempre defendi a Companhia e os serviços de água públicos", completou. Por sua vez, o ex-presidente Antônio Carlos Martins reiterou a importância da expansão das redes e o acesso à água potável em locais de difícil acesso, que exigem atenção especial. Ressaltou o alto nível do processo de transição, marcado pela transparência, ética e lealdade, que permitiram trabalhar sem problemas de continuidade.

Presser na posse:

Presser na posse: "O maior desafio é ser eficiente" | Crédito: Karine Viana/Palácio Piratini


Comentários