Procon orienta os consumidores de telefone celular

Operadoras devem dar desconto nas faturas por quedas na conexão

A medida cautelar do Procon Porto Alegre interposta em julho, que intimou as operadoras de telefonia Claro, Oi, Vivo e Tim a suspenderem temporariamente a comercialização de novas linhas telefônicas pré e pós pagas e Internet 3G, começa a dar resultados. As companhias cumpriram com o determinado pelo órgão municipal de promover o desconto nas faturas devido a quedas na conexão e comunicar  aos clientes em seus sites sobre a real abrangência da área de cobertura dos planos de telefonia móvel  e Internet 3G.
A partir de agora, o internauta dispõe também de um sistema de consulta de cobertura através do CEP do consumidor. "As companhias têm que informar onde há e onde não há sinal da operadora; os consumidores não estavam recebendo a informação adequada sobre o serviço que estavam contratando", disse a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira. "Aquele consumidor que ficar mais de duas horas sem sinal deve entrar em contato  com a sua operadora para obter o desconto  equivalente a um dia na fatura do mês seguinte", alertou Flávia.
No caso da operadora Vivo, o cliente encontra na homepage a consulta sobre a cobertura do sinal da companhia, realizada, além da indicação por tecnologia , município e endereço no Estado, também por meio do bairro e do CEP na Capital. Encontra-se disponível no endereço www.vivo.com.br/cobertura uma ferramenta que permite ao consumidor a confirmação de abrangência  da cobertura do sinal de telefonia da empresa possibilitando uma filtragem por tecnologia (3G ou GSM), Estado, cidade, endereço, bairro e CEP.
No site da Claro o cliente deverá clicar na página inicial no link cobertura e após em Cobertura Nacional e deve selecionar o Estado ou a cidade que deseja consultar. Posteriormente o consumidor deve escolher a tecnologia que deseja consultar, 3G ou GSM, e informar o endereço que deseja pesquisar os dados sobre cobertura do sinal, sem ser necessário informar o CEP. Fazendo-se a consulta pela tecnologia 3G, será apresentado o mapa de cobertura e aparecerão neste último os locais sem cobertura 3G em cor creme diferenciada.
A TIM já disponibiliza em seu site a relação de bairros com a identificação de qualidade do sinal de telefonia móvel e Internet 3G. Na página inicial o consumidor deve clicar no link cobertura e roaming. Após, o usuário deve informar a tecnologia contratada e o Estado a ser feita a pesquisa e optar entre pesquisa por voz ou por dados ou também por CEP. A TIM está também disponibilizando a consulta de cobertura direto no celular. A consulta é realizada via SMS de forma gratuita e em qualquer aparelho.
Para acessar o link da área de cobertura móvel do site da Oi, deve-se selecionar com um clique no menu a opção Internet/Serviços, clicando em cobertura 3G. Para saber onde utilizar o sinal da Oi pesquisar por CEP clicando em Procurar. Uma das quatro respostas aparecerá na página na cor verde: possui cobertura 3G ou 2G, 2G parcial ou não possui cobertura da rede 2G. 

Comentários