Programa para reservas particulares recebe inscrições

Edital destinará R$ 300 mil à criação e gestão de projetos na Mata Atlântica

O 12º edital do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) está com inscrições abertas - serão destinados $ 300 mil à criação e gestão de projetos na Mata Atlântica. Podem participar proprietários de terra e organizações não governamentais do Rio Grande do Sul e os interessados poderão inscrever suas propostas até 15 de julho. Os requisitos e outros detalhes, como documentos necessários e a lista de municípios incluídos na área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, estão disponíveis nos sites www.sosma.org.br, www.conservacao.org e www.aliancamataatlantica.org.br.
Por meio de editais, o programa apoia proprietários de terra interessados em criar suas reservas particulares, a fim de ampliar a área de Mata Atlântica protegida no País. Em 2013, o programa completa 10 anos, contabilizando o apoio à criação de 361 novas RPPNs - sendo 194 já reconhecidas - e à gestão de outras 101 reservas, totalizando 56 mil hectares de florestas protegidos. "O apoio e incentivo às RPPNs é uma estratégia fundamental para a conservação da Mata Atlântica, pois grande parte dos remanescentes está em propriedades particulares", destaca Mariana Machado, coordenadora do programa.
Neste ano, a demanda dos proprietários para implementação dos planos de manejo de suas reservas volta a ser atendida: "Essa linha apoiará projetos de implementação dos programas e ações propostos no Plano de Manejo, tais como programa de educação ambiental ou de pesquisa, ações de proteção da reserva, implantação de trilhas, etc.", explica Mariana. O programa é coordenado pelas ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica.
As propostas também podem ser enviadas pelo correio, aos cuidados de Mariana Machado, para Avenida Paulista, 2073, Conjunto Nacional, Torre Horsa , 13º andar, sala 1318, Bela Vista (CEP: 01311-300 - São Paulo/SP). Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do email [email protected] ou pelo telefone (11) 3262-4088, ramal 2226.

Comentários