Projeto de agência gaúcha figura entre os melhores do G20

Metodologia de Vinicius Mendes Lima, da Besouro, está entre as três mais importantes na Reunião de Cúpula de 20 países

Turma de alunos apresenta logomarca dos pequenos negócios produzidas durante as aulas junto com Vinicius Lima (último à direita) | Crédito: Divulgação

O projeto da Besouro Agência de Fomento Social, por meio da metodologia de Vinicius Mendes Lima, empregada no Programa Inova Jovem, está entre as três mais importantes na Reunião de Cúpula de 20 países. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a geração de renda em favelas e comunidades de periferia, o projeto mostrou resultados que estão sendo aplicados em mais de 80 cidades brasileiras. O encontro do G20 aconteceu entre 23 e 24 de maio, em Madri, na Espanha. Em 25 e 26 de maio, passou por Lisboa, em Portugal.

A metodologia é desenvolvida em outros projetos de prefeituras, empresas, ONGs e instituições. Segundo Lima a ação empreendedora chamou a atenção de países como África do Sul, Argentina, Espanha, México, Estados Unidos e Portugal, com quem já teve contato. ?"Entre morros e vielas, em um ambiente onde não há nem sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar a família", garante.

A Reunião de Cúpula objetiva promover o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas de juventude, no âmbito dos países do G20. Além disso, definiu mecanismos de coordenação e itinerários de cooperação voltados ao desenvolvimento de jovens, levando em conta o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030. 

Leia mais:

Agência incentiva geração de negócios em favelas e comunidades da periferia

Comentários