Projeto "Governador Pergunta" terá rodada ao vivo com Tarso

Autores das 50 sugestões mais votadas terão encontro no Palácio Piratini

Durante 22 dias de novembro, o governo do Estado postou na internet, dentro do projeto Governador Pergunta, a seguinte questão: "Como podemos melhorar o atendimento na saúde pública?". Os autores das 50 sugestões mais votadas terão um encontro com o governador Tarso Genro no próximo dia 14, no Palácio Piratini, para discutir suas ideias, com transmissão ao vivo pela internet. Até o momento, mais de 30 mil pessoas participaram do processo, que receberá votos até o dia 9 pelo site www.gabinetedigital.rs.gov.br.
No período de 9 a 30 de novembro, "Governador Pergunta" recolheu 1,3 mil propostas e sugestões em cinco temas: Saúde da Família, Cuidado Integral, Urgência e Emergência, Acesso a Medicamentos e Saúde na sua Região. Qualquer cidadão pôde enviar sua contribuição baseada em experiências e opiniões próprias. "Buscamos trazer para decisões de gestão, a opinião das pessoas que vivem diariamente as precariedades e grandezas do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou Tarso.
O projeto Governador Pergunta é resultado de estudos e análises de experiências internacionais feitas pela equipe do Gabinete Digital para criar uma ferramenta capaz de coletar, junto à população, informações e subsídios sobre temas de grande impacto social. Segundo o chefe de Gabinete do Governador e coordenador do Gabinete Digital, Vinícius Wu, o objetivo é integrar o cidadão na formulação e aprimoramento das políticas públicas.
Todo o processo da ferramenta foi dividido em quatro etapas. No primeiro momento, o governador lançou o questionamento à população em evento público, com transmissão pela internet, e com a presença do secretário Estadual de Saúde. Em seguida, foi iniciada a fase de recebimento de contribuições. Na terceira etapa, aconteceu a votação pelo site, que culminará no encontro do governador e do secretário com os autores das 50 propostas mais votadas. Para a votação, foi criado um sistema inspirado na experiência do projeto norte-americano All Our Ideas (www.allourideas.org), desenvolvido na Universidade de Princeton e já utilizado em Nova Iorque, nos EUA, e Calgary, no Canadá.
O objetivo é que os participantes se sintam no papel de gestores da saúde, no qual necessitam escolher entre as ações mais urgentes e prioritárias para a saúde pública no Rio Grande do Sul. A metodologia usada privilegia a decisão por prioridades, a partir de propostas apresentadas por pares gerados aleatoriamente. Uma das vantagens desta metodologia é evitar desvios por ação de grupos de interesse, capturando a média da opinião públic.

Comentários