Restinga terá Agência de Educação Profissional

Cerca de 300 vagas para capacitação profissional serão abertas

O prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Valter Nagelstein, e o diretor Regional do Senai/RS, José Zortéa assinaram nesta sexta-feira, 18, o termo de permissão de uso para implantação da Agência de Educação Profissional na Restinga. A solenidade ocorreu no Salão Nobre, do Paço Municipal. O convênio para a construção da sede da agência no Parque Industrial da Restinga é resultado de uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com o Senai.
A nova agência terá uma área estimada em 1.600 metros quadrados, que abrigará setores de ensino, administrativo, oficinas para máquinas, estocagem de madeiras, pré-montagem de móveis, acabamento, ferramentaria, biblioteca, auditório, lancheria e estacionamento. Na parceria, o Senai investirá cerca de R$ 3 milhões com a contrapartida da Prefeitura na doação dos terrenos onde a escola será implantada.
Do número total de vagas, 200 serão para cursos gratuitos de aprendizagem básica e 100 para aperfeiçoamento profissional. Os cursos, em nível de ensino médio, serão nas áreas de edificações e eletricidade, oferecidos atualmente pelo Senai, além da formação em marcenaria, de acordo com a demanda da região.
Na ocasião, o prefeito destacou os investimentos que vêm sendo realizados no Extremo-Sul, principalmente na Restinga, como o Distrito Industrial com a Escola Técnica Federal, a implantação do Hospital Moinhos de Ventos e outras parcerias que contribuem para o desenvolvimento da região. "Essa parceria com Senai vai qualificar pessoas; isso é apostar não somente num bairro, mas na vida de centenas de cidadãos, fazendo com que eles possam se qualificar, buscar emprego e ter melhor qualidade de vida". O titular da Smic ressaltou o esforço da prefeitura em agregar mais renda e garantir empregabilidade e desenvolvimento para região através da busca de outras escolas técnicas.
Conforme o diretor Regional do Senai/RS, a partir de agora o objetivo é tratar do projeto de engenharia da Agência. "Temos pressa que a Restinga possa ter o quanto antes um curso profissionalizante que atenda as indústrias que já se encontram lá, procurando ainda formar pessoas para atender outras demandas locais", enfatizou Zortéa.
A atividade faz parte do programa estratégico Cresce Porto Alegre, através da ação de estímulo ao Parque Industrial da Restinga (PIR). O PIR se constitui como um polo em expansão do segmento da marcenaria, considerando a grande e crescente instalação de empresas da área nesta região. De acordo com o gerente do programa, Adel Goldani, o curso é uma complementação do PIR na questão da qualificação técnica da população e dos trabalhadores do Parque.

Comentários