Sistema BikePoa atinge 665 mil viagens

Resultado reforça mudança de cultura dos porto-alegrenses

Sistema BikePOA | Crédito: Lucas Barroso/PMPA
O projeto BikePoa, sistema de compartilhamento de bicicletas, instalado nas ruas da capital em setembro de 2012, chegou à marca de 665 mil viagens. "Chegamos ao 34º mês do BikePoa com apoio da população. Este projeto experimental será consolidado neste segundo semestre com o encaminhamento da licitação. Vivemos uma mudança de cultura muito importante na circulação da cidade, com a valorização da bicicleta", disse o gerente de projetos especiais da EPTC, o arquiteto Antônio Vigna.
O sistema já conta com 150 mil pessoas cadastradas, 40 estações e 400 veículos disponíveis. O local de maior procura é a estação da Usina do Gasômetro, ponto que registrou mais de 30 mil retiradas. A cidade já conta com 27 quilômetros de ciclovias e, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a meta é entregar mais 8 quilômetros e concluir obras, já em andamento, nas avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva.
Ao fazer uma operação de avaliação do fluxo de ciclistas no cruzamento da Avenida Ipiranga e Azenha, a EPTC registrou 400 viagens nos horários de pico. "Este fato demonstra o perfil no interesse dos deslocamentos, com muitos ciclistas direcionados aos seus locais de trabalho, e não somente para lazer. É uma nova realidade na circulação da cidade, muito positiva para todos nós", avalia Vigna.

Comentários