TCE recebe homenagem na Câmara de Porto Alegre

Oitenta anos da Corte foram lembrados com entrega de diploma ao presidente Cezar Miola

Miola (E) recebe diploma entregue por Mauro Pinheiro | Crédito: Guilherme Almeida
A Câmara de Vereadores de Porto Alegre lembrou os 80 anos do Tribunal de Contas do Estado nesta segunda-feira, 3. A homenagem, uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, ocorreu durante o período de Comunicações da sessão ordinária e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Cezar Miola, que classificou o momento como um dos mais significativos para ele e para a instituição que dirige. "Este é um espaço nobre e sagrado, o qual é reservado para poucos", disse.
Miola ainda agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e disse que irá levar este momento a todos os trabalhadores do Tribunal. "É significativo que tivéssemos o Tribunal de Contas presente em todas as unidades do Estado, reafirmando o compromisso de ser o braço técnico fiscalizador dos gestores", ressaltou. Cezar Miola destacou que o Tribunal de Contas é responsável pela materialidade das fiscalizações tributárias e que centra a sua atuação no aperfeiçoamento e melhoria da gestão presente. "Estamos atuando preventivamente com a ideia de que todo o gestor está incumbido de fazer o melhor para a sua cidade e o seu estado", afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), lembrou que desde 1935 o Rio Grande do Sul conta com um Tribunal de Contas "transparente e próspero" no que diz respeito às suas atribuições. "Onde tem interesse público no Estado, lá está o TCE", afirmou. O vereador disse que a postura punitiva da Corte está dando lugar a apontamentos de erros, para que os gestores se orientem sobre as suas atividades. "Estamos tentando dar o máximo possível de transparência às nossas atividades aqui na Câmara para que o dinheiro público seja melhor aplicado", concluiu.
Para o vereador João Bosco Vaz (PDT), "é justa e nobre a homenagem que a Casa presta hoje ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul". Segundo o vereador, o Tribunal possui uma grande importância no cenário político, que ele classifica como complicado. "Sempre defendi a ideia de que, quanto mais órgãos de controle existirem, mais transparência teremos. Mais uma vez, parabéns." A vereadora Sofia Cavedon (PT), por sua vez, destacou a importância do Tribunal para a construção de uma política clara e ética.

Comentários