Trensurb adere ao movimento Eles Por Elas da ONU Mulheres

Ingresso da empresa no Comitê Gaúcho Impulsor como 41º membro foi oficializado na tarde de segunda-feira

Presidente da Trensurb assina convênio com movimento Eles por Elas - Divulgação

A Trensurb aderiu ao Movimento Eles Por Elas (He For She), da ONU Mulheres. O ingresso da empresa de transporte no Comitê Gaúcho Impulsor como 41º membro foi oficializada na tarde desta segunda-feira, 11, durante reunião em Porto Alegre. "Acolhemos a Trensurb com muito orgulho neste grupo, pois sabemos que nos coletivos públicos ocorrem muitos casos de assédio", afirmou o chefe do legislativo gaúcho, deputado Edegar Pretto (PT), integrante dos comitês nacional e estadual do Movimento da ONU e coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Além da adesão ao comitê, o presidente da empresa, David Borille, apresentou o projeto que será elaborado em parceria com o movimento, intitulado Na Linha do Trem, que prevê ações culturais e de divulgação das premissas do ElesPorElas, que incluem o empoderamento feminino, o combate à violência de gênero e a luta contra a cultura machista. "Mais do que um sistema de transporte somos um sistema de comunicação. Porém, somente coibir a prática machista é tratar a consequência. Vamos buscar o tratamento da causa, formar as pessoas", pontuou.

Entre as ações previstas, estão o uso dos espaços publicitários nos vagões e estações para a popularização do tema, blitz, palestras e batalhas de hip-hop nos municípios atendidos pelo sistema. "Temos de replicar esse trabalho em 2018 e usar esse estilo musical como ferramenta junto à juventude da periferia e estimular a participação de artistas locais", afirmou Rafael Diogo dos Santos, que é membro do grupo de hip-hop Rafuagi.

No encontro, os integrantes do Comitê expuseram atividades realizadas durante o ano e convidaram para a organização das atividades para o início do ano que vem, com a previsão da realização de shows nas praias do litoral gaúcho, na feira do livro em Rio Grande e o carnaval ElesPorElas.

Participaram da reunião representantes do Grupo Record e do jornal Correio do Povo, do Instituo Farroupilha, da Unipampa, da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), de Zero Hora, da Universidade La Salle, da Ufrgs, do Tribunal Regional do Trabalho, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, da agência Moove e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS).

Comentários