Arte e tecnologia representarão patrimônio de Pelotas na Fenadoce

Painéis do artista Leandro Selister estarão distribuídos pela feira para interação do público

Leandro Selister - Divulgação

Cenários que mesclam desenhos, ilustrações e fotografias do Conjunto Histórico de Pelotas tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estarão presentes na Fenadoce 2019, que acontece de 5 a 23 de junho, em Pelotas. Locais históricos da cidade serão reproduzidos no Espaço Arte do Doce, em obras pela feira e nos fundos de palco, por meio de um painel interativo com fotos do patrimônio, além de uma exposição de bordados. As artes e fotografias serão do artista Leandro Selister.

O artista diz que, para ele, isso é mais que um trabalho, por isso se emociona. "Tenho voltado a Pelotas e as lembranças da infância e adolescência trazem muita emoção. Temos que mostrar para as pessoas que não adianta chorar pela Notre Dame, de Paris, enquanto o que é nosso aqui está se deteriorando", afirma. A criação de Selister terá como palco principal o Espaço Arte do Doce, que, anualmente, recebe representações artísticas e culturais.

Neste ano, o espaço receberá painéis em MDF desenhados pelo artista do interior da Bibliotheca Pública de Pelotas, do Mercado Central, do Museu do Doce e do Theatro Sete de Abril. Também será representado em destaque o Chafariz das Nereidas da Praça Coronel Pedro Osório. As obras, que terão mais de cinco metros de altura, contarão com ambientação e personagens para contar a história desses locais e sua ligação com o doce.

Outras áreas da feira também receberão as artes e os desenhos de Selister: Cidade do Doce, Praça de Alimentação e todos os fundos dos palcos de shows internos terão a reprodução de locais. Museu do Doce, Charqueadas, Museu da Baronesa, Theatro Sete de Abril, Asilo dos Mendigos, Mercado Central, Instituto de Artes, Igreja Luterana, Theatro Guarany, Caixa d'Água, Grande Hotel, entre outros locais das sete regiões tombadas da cidade, estarão representados na exposição.

Comentários