Celso Duarte encerra passagem na RBS TV de Uruguaiana

Profissional era coordenador de Jornalismo na emissora e apresentava o Jornal do Almoço local desde 2016

Celso Duarte - Reprodução/Arquivo pessoal

Desde a última semana, o jornalista Celso Duarte não está mais na RBS TV de Uruguaiana. Por decisão da emissora, o profissional deixou o cargo de coordenador de Jornalismo e de âncora do Jornal do Almoço local, sendo substituído interinamente pela colega Elenice Vieira. Em conversa com o Coletiva.net, o profissional informou que foi surpreendido com a notícia: "Voltei de férias há cerca de um mês e já estava ajudando no planejamento das coberturas da TV para este ano", contou.

Na conversa, ele comentou que o motivo de sua demissão não foi dado em detalhes, apenas que se tratava de um movimento da empresa. "Não teve muita explicação, apenas disseram que eu não estava mais alinhado ao perfil da emissora", declarou, acrescentando que acredita que a questão financeira tenha sido um ponto crucial para seu desligamento. "Tenho uma trajetória longa na RBS TV, venho de outras praças e cheguei a coordenar uma equipe de 10 pessoas. Agora, estava chefiando apenas uma repórter e dois cinegrafistas", listou.

Em seu Facebook, Celso agradeceu a todos que dividiram com ele essa história de quase 18 anos de casa. "Ainda estou tentando assimilar o golpe, mas aqui gostaria de agradecer a todos que foram fundamentais nessa trajetória, militando sempre pela ética no jornalismo e tentando dar voz às comunidades mais carentes", registrou. Natural de Santa Maria, onde se graduou na UFSM em Jornalismo, o profissional foi repórter na RBS TV da cidade natal, de Pelotas e de Santa Cruz do Sul, antes de chegar a Uruguaiana, cidade que escolheu para fincar raízes. 

Seu futuro profissional, conforme contou, ainda é incerto, apenas assegurou que seu desejo é permanecer em Uruguaiana. "Não quero fechar nenhuma porta, mas espero conseguir continuar aqui, por questões pessoais e familiares", afirmou, comentando que já recebeu algumas sondagens. Enquanto isso, seu objetivo é aumentar a interação com os seguidores da página homônima que criou há aproximadamente um mês. "A comunicação está em transformação e estou refletindo e avaliando momento. Também quero intensificar minha fanpage, além de trocar ideias e projetos independentes", confirmou.

Ao longo de sua trajetória na emissora, Celso participou de momentos marcantes para a história gaúcha. Ele destacou a participação no funeral do ex-governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, a coordenação da cobertura da exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, assim como diversas edições do tradicional Carnaval de Uruguaiana, e uma reportagem sobre o sumiço do cantor falecido Belchior, em 2012.

Comentários