Diário de Canoas produz documentário sobre história da cidade

'Estação Canoas Nos Trilhos da História' tem gênero jornalístico, com pesquisa de fatos históricos e relatos

Praça do Avião, em Canoas - Reprodução

Para celebrar os 80 anos de Canoas, que se completam em 27 de junho, o jornal Diário de Canoas está produzindo um documentário com fatos históricos do município. 'Estação Canoas Nos Trilhos da História' tem gênero jornalístico e a produção está sob a coordenação do editor-executivo do DC, Rafael Trajano, e direção do jornalista Andrei Fialho, que informa que a história da cidade é bem embasada e construída de acordo com as normas científicas, porém, segundo ele, na visão jornalística, falta uma versão que ouça as pessoas e suas lembranças.

Fialho acredita que há diversos fatos que, isoladamente, merecem um filme específico pela riqueza de elementos. "Nesse documentário, temos como norte ouvir as pessoas que, de alguma forma, contribuíram com o desenvolvimento de Canoas, não apenas transformando em filme o que diversos livros já registraram sobre a história de nossa cidade", pontua.

A produção abordará a influência da construção da ferrovia que ligava Porto Alegre a São Leopoldo no século XIX, além da chegada de agentes econômicos que se instalaram em Canoas. Para o gerente-geral do DC, Marcos Negrini, a história da cidade é rica em exemplos de desenvolvimento e empreendedorismo. "Nosso jornal está há 27 anos escrevendo o dia a dia do município. Nestes 80 anos de Canoas, optamos por fazer homenagem em caderno especial e, também, em audiovisual, ampliando nossos produtos e nos aproximando cada vez mais da comunidade em nossas multiplataformas de comunicação", adianta.

A produção conta com participação da redação do Diário de Canoas, com imagens de Paulo Pires e Fernando Lopes e produção da jornalista Adriana Zottis.

Comentários