Festival da Fronteira anuncia premiados

Evento se encerrou no último sábado e aconteceu em Bagé, Santa do Livramento e Rivera

Araci Esteves foi a homenageada desta edição - Ana Paula Ribeiro

Foram conhecidos na noite do último sábado, 27, os vencedores do Festival Internacional de Cinema da Fronteira, que encerrou sua 11ª edição. Os destaques da competitiva internacional de longas foram 'Our Madness' (Moçambique), que recebeu o prêmio de Melhor Filme, e 'Domingo', da dupla Clara Linhart e Fellipe Barbosa, que levou os troféus do júri popular e de Melhor Atuação para a gaúcha Ítala Nandi. O evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de abril, simultaneamente nas cidades de Bagé e Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai.

Nos curtas, o brasileiro 'O Malabarista', de Iuri Moreno, foi eleito o melhor título da competitiva internacional, e o bajeense 'Quando a Cultura matou Pedro Wayne', de Gladimir Aguzzi, recebeu o prêmio de melhor filme regional. Além das mostras competitivas, o evento anual trouxe, em cinco dias, oficinas gratuitas e a presença de personalidades da sétima arte, como Araci Esteves, que foi a homenageada desta edição.

O tema trazido pela atração foi batizado de 'O Renascer do Patrimônio', em alusão à revitalização pela qual passa a sede do evento, o Centro Histórico Vila de Santa Thereza, e pela preservação e manutenção do cinema local. "A lição que fica é que a educação audiovisual é chave para a sobrevivência do Festival da Fronteira. E o que faz do evento tão relevante e contemporâneo é a sua relação com o lugar em que está e sua procura por identidade", explica o diretor artístico da iniciativa, o cineasta Zeca Brito.

A seleção reuniu seis longas em competição e seis fora de competição, com títulos em première nacional ou gaúcha, além das mostras competitivas. Confira abaixo a relação de vencedores:

Mostra Internacional de Longas-Metragens:

Menção Honrosa - 'Las Rutas en Febrero', de Katherine Jerkovic

Melhor Atuação - Ítala Nandi, de 'Domingo'

Prêmio do Júri Popular - 'Domingo', de Clara Linhart e Fellipe Barbosa

Melhor Direção - Sergio Umansky Brener, com 'Ocho de Cada Diez'

Melhor Filme - 'Our Madness', de João Viana

 

Mostra Competitiva Internacional de Curtas-Metragens:

Menção Honrosa - 'Chronos' (Turquia), de O?uzhan Kaya 

Melhor Curta Internacional - 'O Malabarista' (Brasil), de Iuri Moreno

 

Mostra Competitiva Regional:

Menção Honrosa - 'A Última Rua do Bairro', de Carmen Lucia Moreira Silva

Melhor Curta Regional - 'Quando a Cultura matou Pedro Wayne', de Gladimir Aguzzi

O Festival foi realizado pela Associação Pró Santa Thereza e pelo Centro Histórico Vila de Santa Thereza, com financiamento do Sistema Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Produção da Anti Filmes, teve apoio das prefeituras de Bagé,Livramento e Rivera e apoio institucional da Urcamp, Unipampa e Udelar. Maiores informações na página oficial do Facebook: fb.com/festivaldafronteira.

Comentários